sábado, 23 de fevereiro de 2008

Festin de pierre

Os franceses e o vinho, o vinho e os franceses: uma relação de amor mutuo, intenso e quase imoderado. As refeiçoes sao movidas à base de vinho (e pao, é claro), os franceses sao movidos à base de vinho, a França nao viveria sem vinho! VINHO...VINHO...VINHO! E eu, ditosamente, tenho a ventura de degustar dessa bebida divina a cada final de semana, quando a minha familia prepara um verdadeiro festim (sem algum motivo, provavelmente uma desculpa para beber sem ter peso na consciencia). Mas, o que é um festim numa familia tipicamente francesa?

Primeiramente, os aperitivos (para nao dizer salgadinhos) sao servidos acompanhados de vinho do porto (no meu caso), whisky, Passoa, Pastis, entre outros. Depois de encher a pança com salgadinhos, a entrada é servida. Entrada para nos brasileiros, quer dizer prato principal, mas para os franceses que tem manias hiperbolicas a entrada é uma...entrada: sopa, quiche, casquinha de siri, uns paes imensos recheados com salmao, carne fria, etc. Quando a "entrada" é servida, a garrafa de vinho branco é aberta (yeey!).
Depois de comer o suficiente para o resto do dia (acreditem no que digo, as entradas sao realmente grandes!), o peixe é servido! Normalmente um prato gastronomico, um pedaço de umas 98g de peixe com um molho delicioso e um pequeno croissant para dar um bom look no prato. O peixe é acompanhado de uma segunda taça de vinho branco.
Finalmente, depois de muuuuito esforço, o peixe é comido, e o prato principal (nao, nao, o peixe nao era o prato principal!) é posto à mesa. Um pedaço de carne vermelha servida com algum legume, e é claro, vinho tinto.
Terminado o prato principal, vêm o prato de queijos (todos os divinos queijos
franceses: camembert, roquefort...) e a salada- e a segunda (ou terceira) taça de vinho tinto.
Puff! Tendo comido tuuuuuuudo, a sobremesa! Tortas de morango, chocolate, caramelo...doces de pêra, maça, frutas em geral; sorvetes feitos em casa; bolos; tudo imaginavel no mundo da "patisserie". A sobremesa é uma surpresa deliciosa a cada dia.
O resultado é uma barriga de gravida e as bochechas rosa-rabanete (compreensivel, considerando as 5 taças de vinho).

Acho que so vou digerir tudo que comi em umas duas semanas :P

Nenhum comentário:

Descubra-me.

Minha foto
Sou fruto da nudez de meus instintos e da pureza de minhas paixões